sexta-feira, 29 de outubro de 2010

- Palestra sobre “Direitos Humanos” –

No dia 20 de Outubro, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Actual, Sociologia e Integração, realizou-se uma palestra sobre a temática dos “Direitos Humanos” com a presença do Sr. Daniel Oliveira, responsável pela Secção de Grupos Juvenis da Amnistia Internacional. A Actividade teve como objectivos reflectir sobre o tema dos “Direitos Humanos”, sensibilizando os alunos para a sua defesa e salvaguarda; retratar situações de violações dos direitos humanos no mundo; mostrar como se organiza o trabalho da Amnistia Internacional; estimular os alunos para a participação cívica e para a mobilização em prol dos valores humanos, da solidariedade e da cidadania responsável. Para além destes objectivos pedagógicos, a palestra teve também como intenção motivar os alunos para a criação de um Grupo de Estudantes da Amnistia na escola do Entroncamento.
                              


- Aula Partilhada com Vereadores do Município –

No dia 19 de Outubro, no âmbito do Módulo 2.1. “Participação na Democracia II: Todos Somos Fregueses” (disciplina de Cidadania e Mundo Actual) decorreu uma “Aula Partilhada” com dois vereadores da Câmara Municipal do Entroncamento: vereador Alexandre Zagalo (Partido Socialista) e vereador Carlos Matias (Bloco de Esquerda). A Actividade teve como objectivos reflectir sobre as competências e funcionamento da Câmara Municipal, bem como debater os problemas locais, sensibilizando os alunos para a participação e intervenção na vida democrática. Os vereadores explicaram, em primeiro lugar, as competências de uma Câmara Municipal, tendo elucidado, também, sobre o surgimento do poder local em Portugal e a importância do 25 de Abril nesta conquista cívica e democrática. No final do debate, uma aluna da turma 35053 entregou aos Vereadores dois cartões realizados pelos alunos, onde era apresentada a opinião de todas as turmas dos CEF´s sobre “O que é um Bom Cidadão”. A aluna Vanessa Cristiano leu o texto colectivo e presenteou os dois convidados com este trabalho dos alunos.
               




- “Aprender a Comunicar”: Aula em Movimento –

No dia 14 de Outubro, no âmbito da Disciplina de Cidadania e Mundo Actual: Módulo 1.1. – Empregabilidade I: Comunicação e Relações Interpessoais, decorreu uma actividade designada “Aprender a Comunicar” – Aula em Movimento. Esta Actividade consistiu numa caminhada entre a escola (pólo 1) e a Quinta da Cardiga, com o objectivo de aplicar conteúdos pedagógicos de uma forma lúdica e em movimento. Tendo em atenção que os alunos do CEF de IRC (1º ano) possuem, no actual estado de desenvolvimento psicológico e emocional, maior destaque na sua inteligência corporal e cinestésica, foi aplicada uma Ficha de Avaliação dos conhecimentos do primeiro tema leccionado sob a forma de um “peddy-paper”. Ao longo do percurso pedestre os alunos foram confrontados, em determinadas paragens do percurso, com perguntas fornecidas pela professora, reportadas aos temas do módulo. Na aldeia de S. Caetano, os alunos realizaram uma pausa para descansar e para lancharem. Após o lanche, realizou-se um pequeno torneio de Jogos Tradicionais, nomeadamente, o jogo do lenço e a corrida de sacos. Participou na actividade a turma 35078 – CEF de I.R.C., tendo os alunos sido acompanhados pela professora da disciplina: Professora Fátima Roldão e pela Técnica do Centro de Recursos – Professora Susana Ferreira.





COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DOS CORREIOS

Na escola do Entroncamento comemorou-se, no dia 8 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios. Esta Comemoração começou com a análise e debate, nas turmas dos CEF´s, da “História do Correio”, questionado a importância que este assume, hoje em dia, face às outras formas de comunicação tecnológicas mais acessíveis e atractivas para os jovens.
De seguida, os alunos foram convidados a escrever cartas que seriam, posteriormente, endereçadas pelo Correio e seriam entregues no dia 8.
Os alunos prepararam cartas endereçadas aos colegas das diferentes turmas da escola e até mesmo aos funcionários e professores. No dia 8 de manhã as cartas foram entregues nas turmas, juntamente com um folheto sobre a “História dos Correios em Portugal”, enviado pela Fundação Portuguesa das Comunicações. Esta Fundação enviou, também, para a escola um conjunto de livros e recursos sobre a história das Comunicações.

AULA PARTILHADA COM O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA – Módulo “Participação na Democracia II – Todos Somos Fregueses”

No âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual está a ser implementado o projecto de “Aulas Partilhadas” que consiste em abrir a sala de aula a cidadãos da comunidade local (membros de autarquias e associações, técnicos do mundo empresarial, especialistas e técnicos de instituições, famílias dos alunos) e proporcionar uma aula com a moderação da Professora da Disciplina e a intervenção de um convidado do exterior, seguida de um debate aberto com os alunos e uma partilha sobre os conhecimentos já adquiridos ao longo do módulo.
Foi o que aconteceu no dia 8 de Outubro, com a vinda à escola do Presidente da Junta de Freguesia de N. Sra. de Fátima (Entroncamento) que preparou, em conjunto com a Professora de C.M.A., uma intervenção sobre “O Poder Local e as funções da Freguesia”. No final da intervenção, os alunos realizaram perguntas que haviam sido, previamente, preparadas nas aulas e que constituíam uma síntese dos diversos pontos abordados no módulo.





Comemoração do Centenário da República - Entroncamento

Não passaram despercebidas na escola do Entroncamento as Comemorações do Centenário da República. Estas foram assinaladas através de diversas iniciativas levadas a cabo no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual – turmas dos CEF´s. Em primeiro lugar, os alunos realizaram trabalhos de Expressão Plástica para exporem na Galeria Municipal do Entroncamento numa Exposição colectiva; realizaram as “bandeirinhas da República” – cerca de 200 bandeiras – que foram distribuídas na escola e na comunidade local e escreveram quadras sobre o tema da “República”. No dia 4 de Outubro, uma comitiva de alunos da Disciplina de Sociologia (pólo 2) e da Disciplina de Cidadania e Mundo Actual (pólo 1) percorreram todas as salas de aula, colocando uma bandeira na secretária do professor e lendo um texto sobre a “Implantação das República”. Os alunos dos CEF´s, também, leram algumas quadras da sua autoria sobre o centenário da República.
No dia 5 de Outubro, um grupo de cerca de 30 alunos associou-se à Mega-Comemoração concelhia, participando nos desfiles e nas recreações históricas nas ruas da cidade. Finalmente, em frente à Câmara Municipal do Entroncamento, os alunos da nossa escola, juntaram-se aos alunos de todas as escolas do concelho e formaram uma bandeira humana, entoando o Hino Nacional.
Foi uma oportunidade única para conhecer melhor a nossa história e praticar uma boa cidadania. E para que não esqueçamos, aqui fica um testemunho dos nossos alunos dos CEF´s:

Fim da monarquia, inicio da República
Com liberdade e igualdade
Participação e união
Esta é a nossa nação
Com orgulho e emoção.

(Turma 35052 – CEF de Instalação e Reparação de Computadores)


O Caça - Enigmas

Abertura do Ano Lectivo 2010-2011 na EPGE do Entroncamento
Teve lugar, no dia 10 de Setembro, na Escola Profissional Gustave Eiffel - EPGE do Entroncamento (Pólo 1 e 2), a abertura do ano lectivo 2010-2011.
As actividades começaram pela manhã com a recepção dos alunos do 1º ano dos Cursos Profissionais de Construção Civil, Apoio à Infância, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e do CEF tipo 2 de Instalação e Reparação de Computadores.
Após a apresentação com os respectivos coordenadores de curso e alguns professores, os alunos participaram numa actividade de integração e apresentação da Escola denominada o “Caça-Enigmas”. Esta actividade, que decorreu em simultâneo no Pólo 1 e Pólo 2, teve como objectivo dar a conhecer os espaços da Escola, assim como, os serviços, funcionários, professores, colegas e actividades de alguns cursos, ajudando os novos alunos a integrarem-se no ambiente e cultura da EPGE. Divididos em vários grupos, formados por elementos de diferentes turmas, os alunos tiveram a oportunidade de percorrer vários locais dentro de cada Pólo. Em cada local, os alunos tinham que desempenhar uma tarefa que, quando executada com sucesso, dava direito a receberam uma pista que lhes permitia prosseguir para outro local da Escola. As actividades decorreram nos mais diversos locais, tais como o Laboratório de Física e Química, Biblioteca/Centro de Recursos, Laboratório de Informática, Secretaria, Oficina de Construção Civil… As tarefas propostas consistiram em identificar as funções dos funcionários, escrever regras de conduta a observar na escola, identificar o nome do patrono da Escola, entre outras. A actividade terminou com a entrega de Diplomas de Participação a todos os alunos.
Seguidamente, todos os alunos se juntaram no Auditório do novo edifício destinado ao Centro Novas Oportunidades situado no Campus Escolar D. Afonso Henriques, para assistirem à entrega do Prémio do Mérito atribuído pelo Ministério da Educação à melhor aluna da Escola, no passado ano lectivo 2009-2010.
A todos os alunos da EPGE, desejamos um excelente Ano Lectivo 2010-2011!

Renata Almeida/Susana Ferreira
Centro de Recursos Escola Profissional Gustave Eiffel – Entroncamento
10 de Setembro de 2010

Novas Valências dos Centros de Recursos

Um Centro de Recursos é um espaço constituído por diversas áreas de trabalho, principalmente direccionadas para o trabalho escolar, mas também como espaço de lazer. É constituído por diversos recursos utilizáveis para vários fins, indo ao encontro dos objectivos específicos das estruturas curriculares de cada curso/disciplina. No entanto, também poderá apresentar-se como espaço de ocupação de tempos livres, contribuindo assim para a formação integral dos utilizadores, na sua maioria jovens. A possibilidade de participarem em actividades lúdicas, contribui para que desenvolvam diversos valores essenciais à sua formação integral, desenvolvendo actividades de âmbito social e cultural, de carácter interdisciplinar, úteis para a escola e comunidade envolvente, promovendo deste modo a participação cívica de cada indivíduo.
            A Escola Profissional Gustave Eiffel- Entroncamento aposta na renovação dos seus Centros de Recursos (pólo 1 e 2) através da planificação de um conjunto de medidas que procuram responder às necessidades de toda a comunidade escolar, quer a nível de materiais didácticos, quer a nível de apoio, actividades lúdicas e de divulgação da escola junto da comunidade envolvente. Actualmente as técnicas dos Centros de Recursos são- Renata Almeida (Psicóloga- pólo 1) e Susana Ferreira (Animadora Sociocultural- pólo2). Relativamente ao funcionamento dos Centros, definiram-se diversos objectivos, tais como:
- Reestruturação, regulamentação e renovação dos objectivos, actividades e espaços dos Centros de Recursos, de forma a torná-los mais funcionais, atraentes e adaptados às necessidades de formandos, formadores e funcionários.
- Catalogação e gestão eficiente dos recursos existentes.
- Elaboração do plano de actividades dos Centros de Recursos integrando o Plano Anual de Actividades da EPGE e de acordo com os currículos de cada curso/área disciplinar.
- Apoio na elaboração e aquisição de recursos didácticos de apoio à formação.
- Estudo acompanhado/apoio ao estudo/apoio psicopedagógico (Psicóloga).
- Orientação e inserção profissional e formativa de alunos e ex-alunos.
- Divulgação do Serviço (divulgação interna).
- Divulgação da Escola e das suas actividades à comunidade envolvente (divulgação externa).
- Avaliação de impacto e reajustamentos.
Pretende-se também que os alunos encontrem no Centro de Recursos um conjunto de propostas de actividades visando a utilização criativa dos seus tempos livres, que lhes permitam desenvolver a sensibilidade estética e o gosto e interesse pela artes, ciências e humanidades.
O desenvolvimento destas actividades permitem o melhoramento dos mecanismos de promoção e marketing dos Centros de Recursos, valorizando e divulgando junto da comunidade educativa e local o seu programa de Animação Cultural.
                                              
                                                                       As Técnicas dos Centros
                                                                       Renata Almeida/Susana Ferreira