Um Centro de Recursos é um espaço constituído por diversas áreas de trabalho, principalmente direccionadas para o trabalho escolar, mas também como espaço de lazer. É constituído por diversos recursos utilizáveis para vários fins, indo ao encontro dos objectivos específicos das estruturas curriculares de cada curso/disciplina. No entanto, também poderá apresentar-se como espaço de ocupação de tempos livres, contribuindo assim para a formação integral dos utilizadores, na sua maioria jovens. A possibilidade de participarem em actividades lúdicas, contribui para que desenvolvam diversos valores essenciais à sua formação integral, desenvolvendo actividades de âmbito social e cultural, de carácter interdisciplinar, úteis para a escola e comunidade envolvente, promovendo deste modo a participação cívica de cada indivíduo.
A Escola Profissional Gustave Eiffel- Entroncamento aposta na renovação dos seus Centros de Recursos (pólo 1 e 2) através da planificação de um conjunto de medidas que procuram responder às necessidades de toda a comunidade escolar, quer a nível de materiais didácticos, quer a nível de apoio, actividades lúdicas e de divulgação da escola junto da comunidade envolvente. Actualmente as técnicas dos Centros de Recursos são- Renata Almeida (Psicóloga- pólo 1) e Susana Ferreira (Animadora Sociocultural- pólo2). Relativamente ao funcionamento dos Centros, definiram-se diversos objectivos, tais como:
- Reestruturação, regulamentação e renovação dos objectivos, actividades e espaços dos Centros de Recursos, de forma a torná-los mais funcionais, atraentes e adaptados às necessidades de formandos, formadores e funcionários.
- Catalogação e gestão eficiente dos recursos existentes.
- Elaboração do plano de actividades dos Centros de Recursos integrando o Plano Anual de Actividades da EPGE e de acordo com os currículos de cada curso/área disciplinar.
- Apoio na elaboração e aquisição de recursos didácticos de apoio à formação.
- Estudo acompanhado/apoio ao estudo/apoio psicopedagógico (Psicóloga).
- Orientação e inserção profissional e formativa de alunos e ex-alunos.
- Divulgação do Serviço (divulgação interna).
- Divulgação da Escola e das suas actividades à comunidade envolvente (divulgação externa).
- Avaliação de impacto e reajustamentos.
Pretende-se também que os alunos encontrem no Centro de Recursos um conjunto de propostas de actividades visando a utilização criativa dos seus tempos livres, que lhes permitam desenvolver a sensibilidade estética e o gosto e interesse pela artes, ciências e humanidades.
O desenvolvimento destas actividades permitem o melhoramento dos mecanismos de promoção e marketing dos Centros de Recursos, valorizando e divulgando junto da comunidade educativa e local o seu programa de Animação Cultural.
As Técnicas dos Centros
Renata Almeida/Susana Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário